
Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola
O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) é um instrumento orientador e facilitador da adaptação e implementação das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem. Pretende apoiar as escolas a refletir e definir estratégias que permitam a exploração do potencial do digital integrando-o de forma holística no agrupamento.




Objetivos
- Dotar o agrupamento de espaços com equipamento adequado para o desenvolvimento de projetos de desenvolvimento digital;
- Garantir igual acesso a equipamentos digitais e acesso à internet em ambiente escolar;
- Capacitar os docentes de competências digitais necessárias ao ensino neste novo contexto digital;
- Proporcionar uma oferta formativa digital diversificadas que responda às necessidades específicas dos diferentes atores educativos;
- Garantir o acesso a ferramentas de colaboração em ambientes digitais que promovam a inovação no processo de ensino-aprendizagem, estimulem a criatividade e a inovação, permitam o acompanhamento à distância da sala de aula (sobretudo nos casos de doença ou de necessidades especiais) e o trabalho colaborativo online.


Equipa de Desenvolvimento Digital
Conceição Santos - (coordenadora)
Fátima Pires(secundário)
Maria João Costa (2º/3º Ciclo)
José Carvalho (2º/3º Ciclo)
Andreia Jesus (1ºCiclo)
O Programa de digitalização para as Escolas, contemplado no Plano de Ação para a Transição Digital (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020 de 21 de abril) prevê, entre outros, uma forte aposta na capacitação digital dos docentes, no desenvolvimento digital das escolas e na disponibilização de recursos educativos digitais.

Workshops “Laboratórios de Educação Digital (LED)” - Ações de Formação de Curta Duração (AFCD)
No âmbito do projeto Laboratórios de Educação Digital (LED), a Direção-Geral da Educação (DGE), em colaboração com o Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) Aurélio da Paz dos Reis, Vila Nova de Gaia, promove um conjunto de Workshops (AFCD), a realizar online, entre os meses de janeiro e maio de 2024.
Os 5 workshops temáticos, desenvolvidos na modalidade de AFCD, com a duração de 3 horas cada, visam a exploração de atividades de aprendizagem ativa com recurso às componentes e equipamentos tecnológicos disponibilizados nos três tipos de LED.
Destinatários:
• Docentes de todos os grupos de recrutamento, dos 2.º/3.º ciclos e secundário dos AE/Ena que receberam Laboratórios de Educação Digital (LED)
Mais informações, em: https://erte.dge.mec.pt/.../workshops-laboratorios-de...
Recomendações para a Promoção do Bem-Estar Digital nas Escolas
Foram divulgadas as Recomendações para a Promoção do Bem-Estar Digital nas Escolas, um recurso fundamental para encorajar o uso ponderado equilibrado e seguro das tecnologias no contexto escolar. Estas recomendações são acompanhadas de fichas informativas específicas, dirigidas a diretores de Agrupamentos de Escolas (AE), professores, alunos e encarregados de educação, destacando a importância de uma atuação consciente e responsável no ambiente digital.
informações
Dia Internacional da Aprendizagem Digital – Atividades ERTE
Para assinalar o Dia Internacional da Aprendizagem Digital, instituído pela UNESCO em 2024, a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) divulga a infografia com os resultados de algumas das suas ações, desenvolvidas no quadro do Programa de Digitalização para as Escolas. Registe-se que em Portugal, desde 2020, e no âmbito do referido Programa, têm sido implementadas diversas medidas educativas, com vista à integração transversal das tecnologias nas áreas curriculares dos ensinos básico e secundário, para que possam contribuir para a melhoria das aprendizagens e, simultaneamente, para o desenvolvimento das competências digitais dos alunos.Com efeito, a integração do digital no processo de ensino e de aprendizagem contribui para alargar o acesso à educação de qualidade, potenciar a aprendizagem e desenvolver competências digitais por parte de todos os alunos, que lhes permitam responder aos desafios emergentes. A utilização do digital em contexto educativo é, assim, reconhecida como um meio promotor de inclusão, bem como de cidadania ativa e crítica, salvaguardando o bem-estar digital.Apresenta-se infografia com dados sobre algumas das diversas iniciativas e projetos dinamizados pela ERTE neste âmbito.



Plano de Ação para o Desenvolvimento
Digital da Escola